Espaço Mulher

Inclua o azeite nas refeições

Conheça bons motivos para acrescentar o azeite no preparo dos pratos e aproveitar seus benefícios 

Extraído da azeitona, o azeite de oliva é um óleo natural muito saboroso e uma alternativa saudável para substituir as gorduras saturadas presentes em produtos de origem animal e que são prejudiciais à saúde.
A alta qualidade gastronômica do azeite permite que ele seja consumido em sua forma natural, principalmente na finalização de pratos e saladas. Pouca gente sabe, mas o azeite também pode ser usado no preparo de refeições quentes e frituras, pois mesmo em temperaturas mais elevadas o óleo não perde suas propriedades benéficas.
Rico em gorduras saudáveis, contribui com a diminuição do mau colesterol (LDL) e promove o aumento do bom colesterol (HDL). Outros benefícios do azeite para a saúde são a proteção contra o câncer e problemas no coração, possui vitaminas A, D, E K, e é um ótimo antioxidante que retarda o processo de envelhecimento celular.
As gorduras monoinsaturadas, presentes em grande quantidade no azeite, modificam a distribuição de gordura corporal e diminuem o acúmulo na região abdominal. Por isso, podemos dizer que o óleo tem efeito antibarriga e ajuda a afinar a cintura, mais um motivo para incluir o azeite nas refeições.
Mas a lista não para por aí. O óleo extraído da azeitona acelera o funcionamento do metabolismo, facilita a digestão, melhora a absorção de cálcio e minerais, age positivamente no funcionamento do estômago e do pâncreas.
Para aproveitar os benefícios do azeite, a quantidade ideal que deve ser consumida por dia é de duas colheres de sopa.

 


12 erros que toda mulher comete com os cabelos

Pode acreditar, não há mulher neste mundo que não tenha alguma reclamação para fazer do próprio cabelo: oleosidade, pontas duplas, ressecamento, fios preguiçosos, cabelos quebradiços, opacos, muito volume, pouco volume e outros dramas de arrepiar as madeixas. O lado bom da história é que todo esse xororô pode ter fim. Bastam que os cuidados e as recomendações dos especialistas sejam seguidos à risca em casa. A seguir, você confere quais são os hábitos que mais detonam os fios e aprende como fazer para se livrar deles de vez.
1.
Passar condicionador na raiz: o condicionador colabora com o aumento da
oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. "Existem cabelos que possuem raiz oleosa, e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares", explica o cabeleireiro Gennaro Preite.

2.Deixar o condicionador no cabelo: os condicionadores abrem as escamas dos fios. "Assim conseguem penetrar e tratá-los", afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini. Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa.

3.Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento, entre outros), os fios tendem a ficar danificados. A função da
hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos.

4.Lavar os cabelos com água quente: evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo, estimulando a produção de sebo e favorecendo a oleosidade, o que também inibe o crescimento dos fios. "Varie sempre o xampu e o condicionador e use um xampu de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excessos de químicas, sujeira e oleosidade para que o couro respire melhor", explica o cabeleireiro Marcus Corazza.
 
5.Usar máscara hidratante na praia:não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar. E nada mais. "Muitas mulheres acham que, usando uma máscara mais poderosa, estão protegendo o cabelo", diz Paulo César.

Na verdade, elas estão queimando os fios. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos.

6.Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente.

"Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda", afirma Paulo César. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.
7.Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. "O único jeito de consertar é cortando", alerta Paulo Schettini. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.

8.Usar o secador do jeito errado: procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua
escova.

9.Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.

10.Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.

11.Fazer mais de duas químicas:você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. "Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo", indica Paulo.

12.Dispensar o leave-in: quem pretende aderir ao look natural, atenção para o alerta da cabeleireira Daniela Rocha: sem xampu, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue) não existem cachos bonitos. Isso porque cabelos crespos precisam de mais cuidados, pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas - assim, elas acabam ficando ressecadas, daí a importância da hidratação. E nada de improvisar, usando o condicionador como se fosse um leave-in. "O enxague é necessário no caso do condicionador. Só assim as cutículas (camada externa) dos fios são fechadas. Do contrário, o cabelo enfraquece, quebrando mais facilmente e aumentando o efeito arrepiado", diz a profissional.




Fazer uma hidratação de cabelo no salão de beleza de 15 em 15 dias ou até mesmo uma vez por mês às vaezes pesa no orçamento e nem sempre podemos hidratar nossos cabelos lá.

O Estética Brasil  separou pra você uma receita caseira à base de abacate e iogurte que possui um efeito muito próximo ao de uma hidratação realizada com os produtos do salão. É uma receita bem simples, indicada para mulheres com cabelos mais ressecados.
Ingredientes:
  • 1/2 abacate;
  • 1 copo (aproximadamente 250 ml) de iogurte natural;
  • 1 xampu de sua preferência;
Preparo:
Bata o iogurte com o abacate no liquidificador.
Aplicação:
Lave o cabelo com xampu (2 ou 3 vezes). Divida o cabelo em mechas e vá aplicando somente no comprimento e nas pontas. Use uma toca por 40 minutos (opcional, mas aumenta o efeito).

Dicas para as unhas

Materiais: removedor de esmaltes; base para unhas; esmalte; palito para retirar os cantos de esmalte; algodão; óleo secante. Retire todo o resíduo de esmalte que estiver nas unhas. Passe a base e o esmalte. À medida que o fizer, tire o excesso que fica nos cantos com a ajuda de um palito (existem palitos especiais para isso, encontrados em farmácias). Utilize quantas mãos de esmalte quiser, sempre repetindo esse procedimento. Para retirar o esmalte que ficou na pele, aproveite uma dica preciosa de Fique Linda: passando o óleo secante em todo lugar que tiver esmalte antes, ele amolece e sai com mais facilidade. Então, é só enrolar um pouco de algodão no palito, embebê-lo no removedor de esmaltes e tirar os restos.
 
REPOUSO
Se você tem o tipo de unha que quebra sempre, elas merecem repouso, isto quer dizer uma semana sem esmalte. E se lembre de usar sempre um hidratante. Para manter, use jojoba ou óleo de abacate para fazer massagens, tb na cutícula.

UNHAS AMARELADAS
Se por algum motivo você tem as unhas amareladas, use suco de limão. Corte um limão a metade e afunde seu dedinho dentro. Elas voltarão a ser rosinhas! Não ao esmalte escuro (além de brega e vulgar ajuda a amarelar a unha). Cigarro então... tenha muito cuidado, é o pior inimigo das unhas a das mãos, alem do pulmão claro!
CREME PARA FORTALECER
 
01 colher de sopa de cavalinha fresca, 04 colheres de sopa de água, 01 colher de chá de manteiga de cacau, 01 colher de chá de lanolina.
Modo de Preparo: cozinhe a cavalinha na água, até ferver; separadamente misture a lanolina com a manteiga de cacau, em banho-maria, acrescentando a infusão de cavalinha. Misture até formar um creme. Aplique o creme,massageando.
 
FORTALECER
Para fortalecer unhas quebradiças, rachadas e fracas: coloque 30 g de cravo em 200 ml de óleo de oliva, cozinhe durante 3 horas em banho-maria. Coe. Massageie as unhas com o óleo de cravo durante 10 dias.

 

Mamão uma delícia cheia de benefícios

Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.
O mamão possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doencas de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.
Mas não exagere! O consumo de vitamina A pode causar acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de vitamina A.







RECEITAS

Baurú de forno

Tempo de Preparo: 50 minutos
Rendimento: 6 porções

Bauru de Forno

  • Tempo de Preparo: 50 minutos
  • Rendimento: 6 Porções
  • Dificuldade: Fácil

  • Massa:

  • 4 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de azeite de oliva
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Recheio :

  • 200 g de presunto cortado em fatias
  • 1 tomate sem pele e sem sementes picado
  • 200 g de queijo tipo mussarela cortado em fatias
  • Orégano a gosto
  • Cobertura:

  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca
  • ½ xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
  • Manteiga e farinha de rosca para untar e enfarinhar a assadeira

  1. Bata no liquidificador os ovos, o azeite, o leite, a farinha de trigo e o sal até que fique homogêneo.
  2. Despeje em uma tigela, acrescente o fermento e misture.
  3. Coloque metade da massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Cubra com as fatias de presunto, o tomate e, por fim, o queijo tipo mussarela.
  4. Despeje o restante da massa de maneira que cubra todo o recheio. Misture em uma tigela a farinha de rosca, o queijo tipo parmesão e salpique sobre a massa.
  5. Leve para assar no forno preaquecido (200 ºC) por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado