Mensagem



As Aflições Cooperam para o nosso bem

Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. Romanos 8:28(LH).
Primeiro precisamos considerar que “todas as coisas cooperam para o bem” do homem que creu no Senhor Jesus Cristo. Ele não só creu por crer, mas creu mediante a graça reveladora do Pai. Vamos analisar que tanto as coisas boas quanto as piores, cooperam para o bem de todo regenerado. Não estou dizendo que em sua própria natureza, as piores coisas são boas, pois elas são fruto de uma maldição. Mas embora elas sendo naturalmente más, de alguma maneira, elas são moralmente boas quando a sábia e soberana mão de Deus as controla e as santifica. Por exemplo, quando Deus viu que o homem havia pecado, Ele amaldiçoou a terra. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Gênesis 3:17. Mas quando uma pessoa crê no Senhor, ela se torna uma nova criatura, e com isso, o Obediente passa a habitar dentro do seu coração produzindo um coração agradecido, e conseqüentemente tudo aquilo que foi amaldiçoado no princípio, Deus transforma em bênção e santificação, inclusive a nossa alimentação. Pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável,porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado. 1 Timóteo 4:4-5. Precisamos considerar que todas as coisas contribuem para o nosso bem. É mais ou menos como um relógio, onde as engrenagens parecem se mover de forma contrária as outras, mas todas fazem com que o relógio funcione. Assim, algumas coisas parecem se mover de forma contrária a nós que cremos no Senhor Jesus, mas pela maravilhosa providência de Deus, elas cooperam para o nosso bem. Quero colocar algumas coisas más e tristes que cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Vocês sabiam que a aflição é um mal que coopera para o nosso bem? Algo que nos aquieta o coração é considerar que em todas as aflições, Deus está operando de forma especial. Seja quem for que nos traz aflição, é o próprio Deus quem as envia. As aflições são medicinais para o filho de Deus. Nenhum vaso pode ser feito de ouro sem fogo; assim é impossível que devamos ser vasos de honra, a não ser que sejamos derretidos e refinados na fornalha da aflição. É por isso que o apóstolo Pedro nos recomenda: Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo. 1 Pedro 4:12-13a.
Todas as aflições pela qual passa o regenerado são providências divinas que parecem ser prejudiciais, mas só parecem, mas todas são benéficas. Vamos citar um precioso exemplo. Os irmãos de José o jogaram em um poço; posteriormente eles o venderam; depois ele é jogado numa prisão; mas tudo isso cooperou para seu bem. A sua humilhação foi que causou sua progressão, Jose se tornou o segundo homem do reino. Então, devemos compreender que quando os irmãos de Jose estavam, fazendo-lhe um grande mal, na realidade Deus estava transformando essa situação em bem. Quanta aflição Jose passou naquela masmorra durante dois anos? Mas Deus converteu tudo isso em benefícios para Jose. Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Gênesis 50:20.
Temos na Palavra de Deus outro personagem que muito sofreu. Seu nome era Jacó. Jacó lutou com o anjo, e a junta da sua coxa foi deslocada. Isto foi triste, mas Deus o tornou em bem, pois lá ele viu a face de Deus e lá o Senhor o abençoou. Irmãos, quem não estaria disposto a ter um osso deslocado para que pudesse ter uma visão de Deus? Foi exatamente isso que aconteceu com Jacó. Este episódio na vida de Jacó foi terrível, mas Deus fez que cooperasse para o seu bem. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. Gênesis 32:30-31.
Deus sempre permite a aflição em nossa vida para ensinar-nos uma magnífica lição. Muitas vezes uma cama enferma geralmente ensina mais que um sermão. Aflição nos ensina a conhecer a nós mesmos. Na prosperidade nós somos na maioria das vezes estranhos a nós mesmos. Deus nos aflige para que possamos nos conhecer melhor. É em tempo de aflições que vemos aquela corrupção em nossos corações que não acreditaríamos que estava lá. Alguém já disse que “a água parece limpa num copo, mas ponha ela no fogo e a sua impureza vai fervilhar”. Na prosperidade, um homem parece ser humilde e grato, a água parece limpa; mas ponha esse homem um pouco no fogo da aflição, e suas impurezas começam a fervilhar; muita impaciência e incredulidade começam a aparecer. A aflição é para mostrar ao homem que suas corrupções são demasiadamente fortes e suas virtudes tão pequenas. Por conhecermos quem é o nosso Deus e Pai, sabemos que muitas vezes, Ele lubrifica os nossos olhos com lágrimas para que vejamos melhor a sua graça. Até as fraquezas cooperam para o nosso bem. Lembremos do esmagamento da uva no lagar que é o processo indispensável para a produção de vinho, assim a fraqueza é o lugar correto para Deus derramar o seu poder em nossa vida. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. 2 Coríntios 12:10.
Essa fraqueza significa que estamos mortos com Cristo, mas vivemos uma vida de ressurreição. Uma vez que estamos mortos, agora Deus afasta o mundo para que o nosso coração possa se inclinar mais a Ele em sinceridade e verdadeira adoração. A correção põe o coração numa posição reta. Assim como às vezes nós seguramos uma barra de ferro torta sobre o fogo para endireitá-la; Deus nos segura sobre o fogo da aflição para nos fazer mais retos e mais voltados para o alto. É necessário nós passarmos pelo fogo da aflição. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.Isaías 43:2.
As aflições sempre vão cooperar para o nosso bem, pois elas nos conformam a imagem de Cristo. A vara de Deus é como um pincel que pinta a imagem de Cristo de forma cada vez mais vívida em nós. É bom que deva haver uma simetria e proporção entre a Cabeça e os membros. Seríamos parte do corpo místico de Cristo sem sermos parecidos com Ele? Sua Vida foi uma série de sofrimentos. Ele chorou e sangrou. Sua cabeça foi coroada com espinhos, e nós achamos que seremos coroados com rosas? É bom ser parecido com Cristo mesmo que seja através das aflições. Jesus Cristo bebeu um amargo cálice, e o só pensar nisso o fez suar gotas de sangue. Aqui está à diferença entre o sofrimento de Cristo e o nosso: o dEle foi expiatório e o nosso é apenas purificador. O objetivo das nossas aflições é para nos purificar. Todos nós almejamos ser glorificados com o Senhor, mas sem o sofrimento isso não é possível. Leiamos atentamente Romanos 8:17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
Nós fomos regenerados pelo Senhor através da obra da cruz, e hoje somos convidados a tomar o caminho da cruz e seguir o Senhor. Nós precisamos ser aperfeiçoados e por isso o Senhor usa certas circunstâncias que nos ferem tão intensamente que, às vezes, chegamos a pensar que jamais seremos curados. A morte da pessoa amada, o desemprego ou uma doença prolongada são os catalisadores para o quebrantamento. Irmãos, todos esses sofrimentos trazem dor, mas também a força para mudar sempre nosso relacionamento com Deus. Deus precisa nos refinar e Ele está nos refinando e transformando na pessoa com a qual deseja viver para sempre. Se nós desejamos viver com Ele para sempre, que venham as bênçãos da tribulação para nos refinar. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5:10. Amém.


 Ele Sempre Cumpre o Que Diz!
“Naquele dia, todos dirão: Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele e Ele nos salvou [...]” Isaías 25:9
Na nossa vida passamos por momentos de realizações, onde aquilo que planejamos, sonhamos, ou até mesmo que os outros tenham começado por nós, se concretiza, torna-se real, sai do papel pra realidade. Pode ser aquele casamento tão almejado, aquela viajem tão esperada, enfim.
Quando partiu desta terra, Jesus deixou conosco apenas uma esperança: “Eu vou, mas eis que venho para ficar com vocês [...]” (João 15:28). Essa é a maior esperança que temos, é por isso que esperamos desde o dia em que aceitamos a Jesus (ou pelo menos esse deve ser o nosso maior pensamento). E esta esperança é diferente das outras, pois é a única que temos a certeza de que vai se concretizar. Do resto nada sabemos, mas sobre a vinda de Cristo para buscar sua Igreja temos certeza de que ocorrerá em um momento inesperado, mas ao mesmo tempo anunciado (e muito).
Os outros nos prometem que vão pagar aquilo que nos deve, outros nos prometem que vão resolver o nosso problema o mais rápido possível, alguns chegam a prometer que vão nos curar da enfermidade que estamos enfrentando, enfim. Jesus, como já disse, nos prometeu, dentre outras coisas, que voltaria e nos levaria pra morar com Ele. Esta terra que Ele tanto abomina e que já não há mais como ser curada não poderia abrigar os filhos de Deus, aqueles a quem Ele tanto amou, e se deu.
“Se não recebo de quem está me devendo, como vou receber algo de quem nunca vi, nunca conversei pessoalmente?”, talvez esse seja o seu questionamento, mas quero que saiba que você pode ser traído por qualquer um, até mesmo pelos seus pais, mas por Jesus, nunca! Tudo o que Ele disse a seu respeito, e tudo o que Ele destinou pra você, se cumprirá como sem falta, ainda que demore (Habacuque 2:3).
O céu será um lugar de muitas surpresas. Pessoas que jamais imaginaríamos que estivessem lá, vão estar junto conosco, e pessoas que tínhamos a certeza de que lá estariam não serão encontradas. Pobres e ricos serão apenas filhos de Deus, ninguém será reconhecido porque tem dinheiro ou porque é influente e aquele gari se sentará à mesma mesa que aquela celebridade ou milionário. Pessoas que nunca desfrutaram de mordomia alguma, que só trabalharam e trabalharam e trabalharam durante toda sua vida poderão andar em ruas de ouro e cristal, cantando em voz alta a Deus, que as salvou. Será um lugar onde não existirá Maria, nem João, nem Maurício, nem Tadeu, mas sim adoradores do Deus vivo e verdadeiro.
Muitas vezes não temos parado pra pensar na grandeza do céu (a nossa morada ETERNA!), simplesmente porque estamos preocupados com assuntos referentes à nossa casa aqui na terra, que nos abrigará por alguns anos apenas. Se pararmos pra analisar quão grande é aquilo que Deus tem preparado para nós, veremos que somos simples tolos que buscam, incessantemente, coisas fúteis que, comparadas com a Glória, não tem nenhum valor, nenhum! Se o mundo tivesse a dimensão do que é o céu, e também do que é o inferno, sem dúvidas haveria menos pecado. Mas temos dormido no ponto, temos vacilado e deixado que o mal apague de nossas memórias o sentimento de que a nossa vida aqui é passageira e tem o mesmo período de um lamparina que está acesa mas que a qualquer hora pode ser apagada pela ausência de gás.
Talvez algumas das esperanças que plantamos não tenham germinado e dado certo, mas temos que crer fervorosamente que a maior esperança, deixada por Cristo, é viva e suficiente para nos fazer pensar antes de pecarmos ou tentarmos nos afastar de Deus. Como diz o texto base, aqueles que confiam no Senhor, na promessa da sua vinda, serão salvos e recompensados por Deus, recebendo, de fato, a vida eterna que tanto esperam.
O mundo pode nos dar esperanças grandiosas, algumas chegam até a encher os nossos olhos, outras podem até se concretizar, mas as esperanças que o mundo oferece são, das duas uma: Ou são falsas, ou são vaidade. Só Jesus nos garante a salvação e só Ele pode cumprir esta promessa, portanto, confie nas palavras de Jesus e isso bastará para que você tenha uma vida alegre e cheia de esperança, com um coração temente apenas a Deus, aquele que cumpre sempre o que diz.
Confie no Senhor, em suas promessas, e, tenha a certeza, não se arrependerás.

“Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas.” Hebreus 10:23
NEle, que sempre cumpre o que diz,

ARREPENDIMENTO
Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
            A palavra arrependimento vem do grego METANÓIA, que quer dizer META = mudança e NÓIA = mente. Em sua origem a palavra arrependimento significa Mudança de Mentalidade, Mudança de Atitude.
            Quando propus em meu íntimo dissertar sobre esse assunto, me prontifiquei na observação de mim mesma. Diferente do que achamos, arrependimento vai muito mais além do que dobrar os joelhos e pedir perdão.
 Ja virou algo mecanico, toda vez que oramos a Deus, primeiro agradecemos, depois pedimos perdão e depois pedimos as demais coisas; é até cômico se não fosse trágico. Mas o fato é que, não há verdade no arrependimento se ele não vier seguido de MUDANÇA DE ATITUDE.
Tem gente que ora a Deus, pede perdão e nem sequer se lembra do pecado que cometeu, nem remorso sente. Pedir perdão se torna uma questão religiosa, e muitas vezes farisaica, é puramente algo que devemos fazer todas as vezes que oramos a Deus. Na verdade, o pecado na vida de um cristão tem que ser um acidente, e não algo rotineiro.
 No entanto, se pecarmos, temos um advogado para nos defender (Cristo Jesus), e Ele precisa de um arrependimento verdadeiro para basear sua defesa. Obeserve no versiculo chave que o termo “Arrepende-te” vem antes de “ora a Deus”, o que eu quero dizer é que, se não houver arrependimento não ha remissão de seus pecados através da oração (pedido de perdão).
Se você peca, pede perdão e continua praticando você não se arrependeu, o que você sentiu não passou de remorso ou nem isso. O arrependimento verdadeiro vem acompanhado de sofrimento, nojo do pecado e, principalmente, uma decisão firme de nunca mais cometer o mesmo erro.
A palavra de Deus diz que perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e Ele salva os CONTRITOS de espírito. Salmos 34:18 . A única coisa que nos distancia de Deus é o pecado, e se não nos arrependemos, se permitimos que o pecado se torne rotina nas nossas vidas, nós vamos nos afastando DELE, e a nossa vida fica vulnerável aos ataques do diabo.
Quando você não se acha digno de perdão, o sangue de Cristo Jesus te lava, te purifica e o perdão de Deus vem sobre a sua vida. Mas se você age como um deus, ou se justifica dizendo-se humano e no direito de errar, o pecado ganha força, e o diabo adquire novas estrategias para te derrubar.
Ofereça seu coração contrito a Deus e Ele liberará sobre você o perdão. Depois disso, mantenha-se firme na mudança, assim, a presença do Senhor nunca se afastará de ti, a imagem de Cristo será esculpida em você e muitos se converterão através do seu testemunho.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

 por: Glenda Barros

 

 

 

Palavra Pastoral

Confiantes na Promessa de Que Ele Vêm

 

“[...] Santo, santo, santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir.” Apocalipse 4:8
O Senhor Jesus, sem dúvidas, é um Deus de compromissos. E o maior e mais sublime de todos eles, é o que está descrito em “[...] Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês!” (Mateus 14:28). Nós sempre ouvimos os outros dizerem que Jesus vem, nós mesmos dizemos que Jesus está voltando, mas o real sentimento que deve existir dentro de nós, muitas vezes, não existe. São apenas palavras. Agora eu me pergunto: Do que adiantaria viver para Jesus apenas nesta vida? Qual seria o sentido de evangelizar os outros e ganhá-los para Jesus? Apenas para que eles digam “Eu O aceito” e pronto? É por causa disso que Jesus nos manda ir à todos os povos?
A questão é que a nossa maior esperança não tem sido renovada todos os dias. O motivo maior pelo qual queremos que os outros O aceitem, enquanto é tempo, não tem sido o grande destaque de nossas vidas. Temos vivido nossos dias, enfrentado nossas lutas e barreiras e não temos lembrado, muitas vezes, que aquilo que estamos passando não se compara com o que virá.
O “que era” do texto de Apocalipse 4 nos garante a base naquilo que acreditamos, pelo que Ele foi. O “que é” nos dá o conforto que precisamos, pois com isso sabemos que Ele não mudou, e ainda age livremente em nossas vidas. Mas o “e que há de vir” nos traz esperança, nos traz perseverança, nos faz esquecer daquilo que temos passado e vivido e nos mostra que há uma luz, Ele vêm! Ele vêm! Ele vêm! É essa a causa pela qual temos que nos esforçar para anunciar aos outros que precisam aceitá-Lo e reconhecê-Lo. Ele vêm! E vai querer levar com Ele aqueles que O foram fiéis, que sofreram por causa dEle, que O amaram, que O encarnaram, enfim, aqueles que decidiram crer que a promessa que Ele fez há milênios atrás ainda é viva.
Podemos estar enfrentando a diversidade que for, o sofrimento que for. Talvez não haja mais dinheiro para pagar as contas, talvez não haja mais motivação para O adorar, talvez não haja mais fogo para resistir à tudo o que o mundo está te oferecendo, mas lembre-se: a promessa continua a ecoar, viva, nos quatro cantos da terra: Ele vêm! Ele vêm! Ele vêm! E o importante não é saber o dia nem a hora, mas sim saber que nós seremos levados com Ele, a qualquer hora, em qualquer lugar. Pois assim como conhecemos o lado bom dessa vinda, sabemos também o lado mal que está reservado à todos os que não creram, não O aceitaram, não sofreram por Ele. Quando as tempestades vierem, tente se imaginar chegando na glória e, dando um abraço bem apertado em Jesus, você diz a Ele: “Pai, valeu a pena!”
“Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro.” Romanos 8:18
Portanto, ainda que a pior das circunstâncias venha nos atingir, venhamos crer que nada pode se comparar com aquilo que viveremos ao lado de Jesus na glória. Viveremos, todos, em harmonia, louvando junto com os antigos profetas e nomes da Bíblia Sagrada e o Senhor Jesus, eternamente. Ali não haverá choro nem dor, e perpetuamente estaremos face a face com o nosso Senhor. Eternamente!
Segure esta palavra, ela é eterna.
NEle, que, sem dúvidas, há de vir,

 

A Doce Obra da Provação

“Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que quando a sua fé vence essas provações ela produz a perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” Tiago 1:2-5

Existem coisas que são inevitáveis em nossas vidas e que nos acompanham desde o nosso nascimento até a nossa morte, eis alguns exemplos: a necessidade de se alimentar, de tomar água, de tomar banho (pelo menos alguns), de sempre buscar o melhor e o mais confortável para nossas vidas, a busca incessante da felicidade etc. Mas existe outra coisa que está quase no topo dessa lista: os problemas.
Seja você cristão ou não, os obstáculos sempre querem nos barrar. As paredes, que muitas vezes nós mesmos construímos, tentam se mostrar mais fortes que nós, com um único objetivo: nos atrapalhar.
Jesus sempre disse que, para ser seguidor d’Ele, deveríamos pagar o preço, renunciar, sofrer. E quando estamos realmente O seguindo sentimos na pele todas essas sensações de uma forma intensa.
Mas o que é dito nessa passagem de Tiago 1 é fora do comum e nos expressa uma realidade a que muitas vezes não prestamos atenção: a tribulação gera a perseverança. Perseverança significa persistência, nunca desistir, sempre ir à luta, sempre batalhar, mesmo que muitas vezes sem a vitória. E isso é importante para a nossa caminhada rumo à cidade celestial. Tendo sempre essa perseverança, de modo a ser perfeita, ou seja, uma perseverança em que você e Deus possam confiar.
Sempre que somos provados, ou quando enfrentamos uma luta, tiramos várias lições para o nosso crescimento: se ganhamos, nos enchemos de confiança e de gratidão a Deus pela vitória, além de ficarmos mais destemidos. Se perdemos, aprendemos a olhar para trás e ver em que erramos, procurando sempre não tropeçar novamente nos mesmos erros. Ou seja, estamos sempre adquirindo sabedoria através das lutas e provas que temos enfrentado, recebendo de Deus força, equilíbrio e perseverança para ultrapassar os nossos limites, fazer das tripas coração, e ganharmos a batalha.
Há pessoas que não têm sabedoria, e precisam pedir a Deus que plante no coração delas a sabedoria, assim como ele fez com Salomão. Mas existem aquelas pessoas que não conseguem ou não querem enxergar a sabedoria que Deus as tem dado, então, o papel de Deus é abrir os olhos dessas pessoas, e o nosso é de orar para que isso ocorra o mais depressa possível.
Quando o nosso corpo é afetado por uma bactéria nova, os anticorpos começam a produzir alguma substância para destruir aquela bactéria. Pode demorar, mas ele consegue destruí-la. Mas o melhor é que, se depois de um tempo essa bactéria voltar a atacar o nosso corpo, os anticorpos já sabem que substância devem usar para destruí-la e rapidamente exterminam o mal do nosso organismo. O mesmo acontece conosco quando passamos por lutas e pensamos “nunca pensei que passaria por isso”; por ser uma situação nova para nós, não sabemos como devemos lidar com ela. Mas quando descobrimos, estamos meio que “imunes” a passar pela mesma situação novamente, pois sabemos como devemos reagir para pôr um fim nela.
Mas não para por aí não. São inúmeros os benefícios que podemos tirar das lutas diárias que enfrentamos, é como “ver o lado bom das coisas”.
Entretanto, outra coisa importante é não se deixar passar pela mesma situação, pois Deus não nos chamou para vivermos em um pecado, Deus nos chamou para vencermos o pecado de vez, de modo que nenhuma provação, luta, obstáculo, barreira seja capaz de nos separar d’Ele. Portanto, aproveite essa aproximação que você tem de Deus e utilize a força e o poder que Ele coloca à sua disposição para que você possa vencer qualquer mal deste mundo.
NEle, que nos aprova na prova.

Palavra Pastoral

 Negando sempre aquilo que
desagrada o Senhor

 “Então Nabucodonosor disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-nego, porque Ele mandou o seu anjo para salvar seus servos fieis, que não quiseram obedecer às ordens do rei e preferiram morrer a adorar outro deus!” Daniel 3:28
Quantas vezes somos tentados a escolher entre Deus e qualquer outra coisa que gostamos ou que “deveríamos” fazer? Pois é, e nisso, muitas vezes ficamos perdidos: Com quem ficar?
Sadraque, Mesaque e Abede-nego escolheram ficar com Deus. O rei Nabucodonosor baixou um decreto ordenando que todos do reino deveriam, ao som de uma música, se curvar totalmente perante uma imagem de ouro que ele havia construído. Todos, todos mesmo, se curvavam e obedeciam o rei, exceto três judeus – Sadraque, Mesaque e Abede-nego – que, tementemente, serviam a Deus de todo o coração. Ao saber que eles não estavam adorando ao seu deus de ouro, o rei mandou chamá-los a fim de acabar de vez com aquilo. Ao chegarem na sala do trono do rei, os três foram indagados por ele: “É verdade? [...]” (Daniel 3:14); Sem que eles lhe respondesse, o rei, certo de que eles obedeceriam, decidiu dar outra chance a eles, caso contrário seriam jogados na fornalha de fogo (Daniel 3:15).
Com respeito e autoriade, os três judeus responderam ao rei que não iriam obedecer ao seu decreto, pois eles iriam se manter fieis ao seu Deus, em quem eles confiavam (Daniel 3: 16). Ao ouvir isso, o rei mandou esquentar a fornalha de fogo sete vezes mais que o normal para jogar os três judeus. Após ordenar que jogassem eles na fornalha, observou com espanto: “Eu estou vendo quatro homens, soltos, andando pelo fogo. E nem se queimaram com as chamas!” (Daniel 3:25). Passado isso, Sadraque, Mesaque e Abede-nego saíram da fornalha sem nenhuma queimadura no corpo ou nas roupas, sequer cheiro de fumaça tinham. E o rei, vendo tudo aquilo, ordenou que todos deveriam respeitar o rei deles, pois “[...] nenhum outro Deus pode fazer o que Ele faz.” (Daniel 3: 29).
Esses três herois, podemos assim dizer, não se curvaram diante de uma obrigação que os fazia negar o Senhor. A ordem era clara, todos deviam se curvar, todos. Mas se curvar diante daquilo demonstrava algo mais para aqueles três homens, pois seria negar seu Deus, em quem eles confiavam e tanto amavam. Volto à pergunta inicial: Quantas vezes não somos colocados contra a parede diante de algo que deveríamos fazer, como, por exemplo, se drogar, já que todos estão fazendo isso na turminha, levar uma garota pra cama, já que ela está me dando bola e eu não posso desafiar minha masculinidade, enfim, são tantas “obrigações” dispensáveis que nos fazem decidir entre ficar com o que acreditamos, no que amamos, para ficar com aquilo que os outros acham que é certo, que a nossa vida acaba passando a ser feita só por escolhas.
Mas o mais importante de tudo isso é saber escolher bem nessas escolhas. O rei deu outra oportunidade aos homens de se redimirem adorando ao deus de ouro, mas eles continuaram com uma palavra firme, não falharam em momento algum, mas apenas confiaram em todo o tempo no Deus que criam. Ser pulso firme diante dos problemas é um segredo pra vencê-los. “Eu não vou me curvar diante disso”, “Eu não aceito essa enfermidade em minha vida”, “Eu não irei morrer com isso em minha vida”, “Eu não, eu não, eu não.” Mesmo que as consequências sejam temerosas e custem, até mesmo, a sua vida, escolher obedecer ao Senhor e dizer um não a tudo o que Ele abomina sempre é a melhor saída.
Se dizemos que temos um Deus de provisão, podemos confiar que Ele sempre nos ajudará, principalmente nos momentos difíceis que passamos em consequência de tê-Lo amado. Sadraque, Mesaque e Abede-nego disseram ao rei que se Deus quisesse poderia salvá-los, e mesmo que Ele não quisesse, eles não se curvariam, e Deus, vendo isso, os salvou de tudo aquilo. Quando demonstramos confiança em Deus, Ele responde com providência, e nos faz caminhar mais alto que os nossos problemas e adversidades.
Quando Jesus escolheu morrer por você Ele foi até o fim. Não desista por Ele, não desista por você. Diga não ao mundo, olhe pro Alto, Deus está contemplando suas ações.



Feliz Aniversário

Olá pessoal,
O primeiro post do nosso blog, será também uma oportunidade de parabenizar nosso querido pastor Ondino Dias por mais um ano de vida. E nosso sincero desejo é que Deus continue o abençoando e restabelecendo sua saúde o mais rápido possível.

Super abraço a todos.
Fiquem na paz do Senhor.

Um comentário:

  1. eu amo muito meu pastorzinho!!!!E espero fielmente em Deus, para que ele se recupere logo!Em nome de Jesus!Abraços da CrisMusic!Ahhh!And..Happy Birthday!

    ResponderExcluir